Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 446
Nota: 3/5

"Amy Dunne desapareceu. No dia do seu quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick, encontra a casa revirada e nem sinal da esposa. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, Nick parece cada dia mais culpado. embora continue a alegar inocência. À medida que as investigações se desenrolam, porem, fica claro que a verdade não é o forte do casal.
Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Garota Exemplar - um thriller que conquistou o público e crítica e se tornou um best-seller mundial - traça o retrato cruel de como mentiras podem construir um relacionamento. E também destruí-lo."

Gostaria de expressar aqui a minha raiva com esse livro! Meu Deus, fiquei muito brava mesmo!
Mas vamos começar pelo início, afinal estava indo tudo bem, tudo ótimo, tudo beleza. Eu não estava muito presa à história, apesar de não ser chata. Apenas não tinha me empolgado o suficiente e a falta de tempo ajudou no atraso. Até que eu decidi finalmente pegar o livro, que é dividido em três partes, de verdade e desencadear a leitura.
Na primeira parte os capítulos são alternados entre Nick narrando no tempo presente e as anotações no diário de Amy, desde a época em que ela conheceu ele. Até a metade dessa primeira parte eu estava simplesmente amando Amy, ela era uma garota super divertida e o jeito que ela escrevia era contagiante. Definitivamente, eram meus capítulos favoritos. Quando os dois eram um casal feliz que se amava. Mas as coisas entre eles foram deixando de ser um mar de rosas e os dois praticamente não olhavam mais para a cara do outro.
Eu no início não conseguia entender porque eles deixaram de tão felizes para raivosos. Não entrava na minha cabeça como isso era possível (estou lendo muitos livros cor de rosa). Mas a partir da leitura vamos descobrindo o motivo e eu achava que era exagero e crueldade. Não vou detalhar muito para não dar spoilers e o livro perder a graça.
Uma coisa que esse livro é: surpreendente. Eu criei mil teorias para o sumiço de Amy e passei bem longe de acertar. Quando descobri surtei demais. Garota Exemplar me despertou milhares de reações: uma hora eu morria de raiva de um personagem (que até pensei em abandonar o livro!), depois o perdoava, fiquei do lado de um e depois do outro, quis bater nos dois... Foi uma confusão!
A partir da segunda parte cada página que eu lia era um sentimento e surto novo. Eu estava muito, muito, muito curiosa para saber o que acontecia no final e fiz várias especulações e, mais uma vez, errei feio. Dessa vez não gostei nem um pouco de ter errado, odiei o que a autora fez, odiei de verdade. Foi surpreendente, mas foi uma surpresa sem noção, maluca e idiota! Não admito esse final.
Queria entrar em detalhes sobre os personagens (um especificamente), mas infelizmente estaria entregando o livro inteiro para vocês. Só digo que: psicopata. Será que existe gente assim na vida real? Espero que não...
Eu ia dar nota 4 ao livro, pois achei que poderia ter menos páginas (acho que senti isso por conta da ansiedade para saber o final), mas quando terminei me senti obrigada a retirar mais uma estrela, porque eu realmente fiquei muito, muito revoltada.
Para terminar esta resenha decidi ressaltar um comentário do Time que aparece na parte de trás do livro:
"O retrato de um casamento tão aterrorizante que vai fazer você passar um bom tempo pensando em quem realmente é a pessoa que está ao seu lado na cama."
Simplesmente disse tudo. Resume perfeitamente o livro.

Filme x Livro


Bom, resolvi fazer um pequeno comparativo entre o livro e o filme, que eu assisti assim que acabei de ler.
Eu estava gostando muito no início, pois estava bem parecido. Só não gostei muito das narrativas de Amy no diário, pois soaram muito frias, sendo que no livro parece que ela está praticamente cantarolando. Estou sendo muito perfeccionista? É que isso me tocou muito, já que esse foi um detalhe que me fez adorar as anotações no diário.
Mas, como todo filme adaptado, é impossível colocar tudo certinho, na mesma ordem, né? E não foi diferente em Garota Exemplar, algumas partes foram emendadas, resumidas e cortadas. Mas pelo menos as cenas que colocaram ficaram bem parecidas na medida do possível, as falas eram praticamente idênticas e eu posso falar isso com segurança porque o livro está fresquinho na minha mente ainda. Até pequenos detalhes e ações dos personagens. Eu reparei muito bem nisso, porque quando você lê o livro, você sabe o que eles estão pensando, então você linca uma coisa com a outra e lá está a cena igualzinha!
O que mais senti falta foram as emoções que eu tive enquanto lia. No livro era tudo tão empolgante, de faltar o fôlego, mas na tela os surtos foram perdidos... Eu achei que ia pirar muito em certas partes, mas quando vi já tinha acontecido e nada... 
No geral achei boa a adaptação, bem parecida com a história. Mas para quem quiser mais detalhes e saber tudo que se passa na cabeça dos personagens (explica bastante coisa!) recomendo a leitura do livro. Garanto altas emoções.


3 Comentários

  1. Olá

    Eu não li o livro, mas assisti o filme.
    O final é igual? Se for, entendo porque ficou tão brava, eu achei o filme meio estranho. Mas depois de um tempo passei a aceitar e até a entender a critica, e particularmente o último frame do filme, dele olhando pra cabeça dela no peito dele, assim como no começo do filme, é bem acertado.

    E fiquei curioso sobre o que queria falar nessa parte "Queria entrar em detalhes sobre os personagens (um especificamente)". Seria o plano/personalidade da Amy?

    Abraços

    P.S: Não pretendo ler o livro tão cedo e não ligo pra spoiler, ainda mais já tendo assistido o filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o final é igual!! e sim, é sobre a Amy msm, ela é maluca!! se no filme já dá para perceber imagina no livro?? q é bem detalhado, quis socar ela todinha hahaah

      Excluir
  2. Estou querendo ler Garota exemplar faz tempo, mas ainda não comprei! Vi o filme, mesmo sabendo que nenhuma adaptação segue 100% o livro, eu vi e gostei!
    E sua comparação me fez te mais vontade ainda de ler, vou ver se compro esse livro na bienal!!!

    Beijos, Karine.
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir