Olá, gente! Demorei para postar novamente porque viajei no final do ano passado. Aproveitando para desejar um feliz ano novo para vocês, que esse ano a gente leia muitos livros!
Enfim, a primeira indicação deste ano são uns livros que eu amei ler em 2014, uns dos meus favoritos. A trilogia A Seleção!



Eu já tinha escutado falar sobre o livro, mas não tinha me animado bastante, pois me lembrava essas distopias... até que na Bienal eu peguei A Seleção e li a sinopse e fiquei "meu Deus, que história legal!". Então uns dias mais tarde eu comprei para presentear uma amiga, mas eu fiquei tão curiosa com a história que peguei o livro pra mim!
Sou apaixonada pelas capas, principalmente de A Escolha (The One) e os personagens são uns amores, mesmo que a principal, América, me irritasse as vezes, mas dá pra relevar. Eu tenho meu coração dividido entre os personagens, não consigo escolher apenas um.
Enfim, não sei ao certo qual meu livro favorito, talvez o primeiro, mas no Skoob eu marquei os três com 5 estrelas, porque no geral é essa a nota que eu acho que trilogia merece. Não gostei muito do final, achei que muita coisa foi esquecida, mas deve ter sido exatamente assim que a Kiera Cass quis, né.
Vale ressaltar que há um livro de contos na visão de outros personagens que, segundo algumas pessoas, respondem várias das perguntas que ficam no final. Bom, eu ainda não li, mas estou louca pra ler.
Eu já influenciei três pessoas a lerem a trilogia e pretendo influenciar vocês também! Enfim, pedi para uma dessas influenciadas, Talita, falar um pouquinho do que achou dos livros, já que a leitura dela é mais recente que a minha:

Distopias estão na moda. Trilogias também. A galera gosta e eu também, e, fora as recomendações da Amanda, foi isso que me animou para que eu começasse a ler A seleção.
Assim como Jogos Vorazes ou Divergente, A seleção tem uma mulher como protagonista, o que já me anima muito pois gosto dessa ideia de mostrar a força que nós mulheres sabemos que temos. Mas, diferente das outras duas distopias que citei, eu gostei de todo aquele clima de monarquia, de príncipes, reis e rainhas, com uma pegada romântica e as vezes, porque não, até cômica, que me prendia no livro e fez com que eu lesse os 3 em dois dias.
Se América me estressava as vezes pela forma como tratava Maxon, ele me encantava pela educação e a devoção que apresentou por ela, mas tudo isso sem se transformar em um completo boboca apaixonado (usando vocabulário dos meus avós), tanto que ele passa a se encantar por outra participante depois.
Meu maior elogio à trilogia: mesmo com aquele clima de romance, um príncipe escolhendo princesa e aquela coisa toda que pode passar uma impressão errada de início e deixar as pessoas pensando que e só mais um romance, Kiera Cass conseguiu transformar os livros em mais que isso. Sempre vejo distopias como uma forma de nos alertarem para o rumo que o mundo está tomando, e de forma leve e descontraída, é isso que ela faz. Sem todo o apelo a ação como Divergente e Jogos Vorazes, mas quem disse que isso é ruim se atraí pessoas mais novas para esse tipo de leitura?
Por fim, nunca consigo realmente escolher livros favoritos nesses casos, mas acredito que A escolha tenha se tornado o meu favorito, pelas coisas que eles descobrem, a forma como as coisas se resolvem e o final que surpreende em alguns aspectos. Só achei que faltou um epílogo revelando como tudo ficou depois "do final".


“Você pode partir meu coração quantas vezes quiser, América. Ele sempre foi seu para que pudesse parti-lo.”


Um Comentário

  1. Uma fofura de série. Não vejo a hora de ler os próximos!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir